Sur – Rede Universitária de Direitos Humanos

0

Programa de Incentivo à Produção Acadêmica em Direitos Humanos – 2ª edição

Conectas Direitos Humanos e Fundação Carlos Chagas anunciam a segunda edição do Programa de Incentivo à Produção Acadêmica em Direitos Humanos para jovens pesquisadores e ativistas brasileiros de direitos humanos. Propiciando treinamento em redação acadêmica e sistematização de argumentos, o Programa apóia propostas de artigos inovadores e consistentes que contribuam com o campo dos direitos humanos.

OBJETIVOS O Programa tem como finalidade oferecer uma oportunidade de elaboração de um artigo acadêmico original (com o tema “direitos humanos”) a jovens autores a partir da orientação individualizada de um tutor (especialista). Além disso, o programa pretende que, após a finalização, o artigo seja submetido ao Comitê Executivo da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos – editada pela Conectas – e, caso aprovado, publicado na revista.

Assim, é objetivo deste Programa permitir que ricas experiências empíricas e achados teóricos relevantes no campo dos direitos humanos sejam publicados e publicizados, de maneira a contribuir com a democratização e a diversificação da produção do conhecimento no Brasil.

PROPOSTA O Programa é voltado a jovens pesquisadores e ativistas de direitos humanos no Brasil. Os candidatos devem ter diploma de nível superior completo. A participação é aberta a participantes licenciados a doutorandos. O concurso é aberto a qualquer área disciplinar, desde que a proposta trate de temática no campo dos direitos humanos. As propostas de artigos devem ser originais e individuais. Portanto, não poderão concorrer à tutoria propostas feitas em co-autoria. Somente será aceita uma proposta por candidato.

Serão selecionadas até 6 propostas de artigo.

LINHAS DE PESQUISA
O Programa contemplará diversos aspectos do campo dos direitos humanos, tais como:

• Direitos Humanos e Meio Ambiente • Direitos Humanos das Mulheres • Direitos das Pessoas com Deficiência • Direitos dos Migrantes e Refugiados • Desenvolvimento e Direitos Humanos • Responsabilidade das Empresas • Direitos Econômicos, Sociais e Culturais • Democracia e Direitos Humanos • Segurança Pública e Direitos Humanos • Implementação no Âmbito Nacional dos Parâmetros Internacionais de Direitos Humanos • Prevenção da Tortura • Litígio Estratégico em Direitos Humanos • Accountability de Organizações de Direitos Humanos • Sistemas Regionais de Direitos Humanos • Mecanismos da ONU de Proteção dos Direitos Humanos • Direitos sexuais e reprodutivos

• Direitos Humanos e discriminação racial

Vale salientar que tais temas acima elencados são sugestões. Sendo assim, as propostas podem contemplar outras temáticas diferentes dessas, desde que pertençam ao campo abrangente dos direitos humanos.

INSCRIÇÃO
Qualquer pessoa residente no Brasil e com diploma de nível superior completo e que ainda não tenha obtido o título de doutor pode enviar propostas de artigos. Não há formulário específico. Cada proposta deve conter necessariamente:

1. Resumo expandido: Apresentação breve da temática e síntese dos principais argumentos e hipóteses a serem desenvolvidos na elaboração do artigo. O resumo expandido deve conter título e ter, no máximo, duas páginas, fonte Times New Roman, em corpo 12 e espaçamento 1,5; 2. Estrutura do artigo a ser desenvolvido: Esboço das seções que comporão o trabalho, resumindo muito brevemente o que se pretende tratar em cada uma delas. Isso deve ser feito em não mais do que uma página, fonte Times New Roman, em corpo 12 e espaçamento 1,5; 3. Referências bibliográficas: Listagem das obras utilizadas para elaboração do resumo expandido e das principais obras a serem utilizadas na produção do artigo. Essa listagem (em ordem alfabética) não deverá exceder uma página, fonte Times New Roman, em corpo 12, espaçamento 1,5;

4. Currículo resumido: Resumo da formação, atividades desenvolvidas e eventuais publicações. O currículo deve ter, no máximo, uma página.

As inscrições devem ser enviadas pelo e-mail [email protected] até 18/11/2012.

IDIOMAS
Serão aceitas somente propostas de artigos em português.

SELEÇÃO DAS PROPOSTAS E DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO A seleção das propostas será feita por uma Comissão de Seleção formada por especialistas. Numa primeira triagem, serão selecionadas até 12 propostas. Os selecionados nesta fase deverão participar de conversa telefônica com os integrantes da Comissão durante a primeira e a segunda semana de dezembro. O resultado final da seleção será divulgado em 17 de dezembro deste ano. Prevê-se que até seis propostas sejam selecionadas. Os selecionados terão que apresentar o artigo à Sur em até dois meses, ou seja, até, no máximo, 18 de fevereiro de 2013. Na primeira quinzena de março, em data específica a ser definida, será promovida uma oficina de escrita de textos acadêmicos com os editores da SUR, em São Paulo, para os participantes do Programa, ocasião que também terão um encontro presencial com seus tutores.

A versão final do artigo, incorporando as sugestões dadas na oficina de textos e os pareceres dos tutores, deverá ser entregue impreterivelmente até 30 de abril.

TUTORES Os tutores serão especialistas em direitos humanos escolhidos de acordo com as temáticas das propostas selecionadas. O Programa prevê que o tutor acompanhe de perto a construção e o desenvolvimento da proposta de artigo do candidato.

O tutor detém a autoridade para decidir se a versão final do artigo deverá ou não ser submetida ao Comitê Executivo da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos.

PUBLICAÇÃO DAS VERSÕES FINAIS Um dos principais objetivos do Programa é a publicação dos artigos elaborados a partir das tutorias na Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos. Entretanto, a versão final do artigo será publicada apenas e tão somente mediante a aprovação do Comitê Executivo da Revista.

É importante enfatizar que o artigo produzido pelo candidato, caso aprovado pelo tutor, será prioritariamente submetido ao Comitê Executivo da Revista Sur. Sendo assim, o artigo só poderá ser publicado em outra revista mediante explícita anuência do Comitê Executivo da Revista Sur.

DATAS E PRAZOS 18/10/2012 Abertura da chamada de propostas 18/11/2012 Fechamento da chamada de propostas 17/12/2012 Divulgação das propostas selecionadas 18/02/2013 Envio da primeira versão do artigo à Sur 20/03/2013 Workshop de escrita acadêmica em São Paulo 30/04/2013 Entrega da segunda versão do artigo

15/06/2013 Submissão da versão final do artigo ao Conselho Executivo da Sur

CONTATO
Em caso de dúvida, entre em contato com a Revista Sur por meio do e-mail [email protected] Para obter mais informações sobre a Revista Sur, acesse o site:

www.revistasur.org .

Para mais informações sobre a Fundação Carlos Chagas, acesse o site: www.fcc.org.br .