Dia Internacional dos Direitos Humanos

0

Temos uma data importante pela frente – o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Por que isso é tão importante? Porque toca a dignidade de cada ser humano. Isso nos lembra que não importa o que aconteça, ninguém pode nos privar de nossa dignidade. É uma qualidade inata, portanto, devida a todo ser humano, não importa quem ele seja e o que seja, não importa o que ele seja, em que situação ele se encontra e quais são seus pontos de vista.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é um feriado que celebramos há 72 anos para enfatizar a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 10 de dezembro de 1948. Uma contribuição significativa para sua criação foi feita por Eleanor Roosevelt, que, como presidente da Comissão de Direitos Humanos da ONU, foi a força motriz na criação da Declaração. Ela disse então:

– Onde começam os direitos humanos universais? Em lugares pequenos, perto de casa – tão perto e tão pequenos que você não pode vê-los em nenhum mapa do mundo. […] Se esses direitos não importam lá, eles não importam em qualquer lugar. Sem uma ação cívica coordenada perto de casa, procuraremos em vão pelo progresso no mundo maior.

Essas palavras ressoam de forma particularmente forte no contexto da pandemia que quase todo o mundo está enfrentando hoje. Este momento difícil mostrou o quanto depende de nós mesmos, o quanto conseguimos fazer quando olhamos ao nosso redor com mais frequência e nos perguntamos, o que posso fazer, como posso ajudar? O poder da autoajuda e da solidariedade não pode ser superestimado