Carta aos Leitores

0

LUCIA NADER, JUANA KWEITEL e MARCOS FUCHS*

É com enorme alegria que apresentamos o dossiê especial “Conectas Direitos Humanos – 10 anos”, nessa 15ª edição da SUR.

O dossiê comemorativo reúne artigos elaborados por pessoas envolvidas na criação da organização, com o objetivo de recordar e fazer um balanço dessa primeira década. Vimos na iniciativa de escrevê-los uma oportunidade de compartilhar lições aprendidas e, mesmo que brevemente, analisar alguns de nossos erros e acertos. Assim, os artigos têm um tom de testemunho pessoal e relatam a história institucional a partir das experiências de cada um dos autores.

Ao fazer esse balanço, fica a certeza de que o apoio e a parceria com um amplo leque de pessoas e instituições foram fundamentais nessa caminhada. Nada do que é exposto nos artigos teria sido possível sem os participantes que vem anualmente ao Colóquio Internacional de Direitos Humanos, os autores da SUR, os intercambistas do Programa de Intercâmbio para África Lusófona, os parceiros do Projeto de Política Externa e do Programa de Justiça. Nada teria se concretizado sem a confiança dos diversos financiadores que, desde 2001, acreditam e apoiam uma organização com causas ambiciosas e inovadoras. A todos, nossos mais sinceros agradecimentos.

Ao publicarmos este dossiê, outra certeza se renova: foi a força e a convicção de um grupo aguerrido de ativistas e acadêmicos que fez com que a Conectas seja hoje uma realidade. Ao revisitar os pressupostos que levaram à sua criação, ganha evidência a visão de seus fundadores – Malak Poppovic e Oscar Vilhena Vieira – hoje refletida em cada um dos projetos da organização. Suas atitudes questionadoras do status quo e a capacidade de desenvolver estratégias de ação efetivas são – e sempre serão – o DNA da organização. Aos dois, todo nosso reconhecimento, carinho e admiração.

Como diretores da Conectas, desde abril de 2011, nos sentimos profundamente gratos e honrados em poder seguir construindo o sonho que compartilhamos tanto com aqueles que são mencionados nos artigos deste dossiê quanto com nossos leitores: um mundo mais justo, com respeito aos direitos humanos.

Boa leitura!

NOTAS
* São, respectivamente, diretora executiva, diretora de programas e diretor adjunto da Conectas Direitos Humanos.